Exposição “Santos-Dumont, de próprio punho” em São José dos Campos - Taller Comunicação

Exposição “Santos-Dumont, de próprio punho” em São José dos Campos

 

A exposição “Santos-Dumont, de próprio punho”, atualmente em destaque no Espaço Cultural Mário Covas, em São José dos Campos, já foi visitada por centenas de pessoas de todo o Vale do Paraíba, caravanas escolares e profissionais das empresas aeroespaciais da região. Devido ao sucesso, a Taller Comunicação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a 3M decidiram prorrogar a exibição até o dia 10 de julho.

Os visitantes terão contato com fotos, vídeos, trechos de livros, maquetes dos balões, dirigíveis e aviões projetados por Alberto Santos-Dumont, exemplares das primeiras edições dos livros autobiográficos, biografias sobre o aviador (escritas por autores brasileiros e estrangeiros), edições de obras de referência em outros idiomas, músicas em referência ao “Pai da Aviação”, objetos que o retratam como cédulas, moedas, postais, selos, colecionáveis, souvenires de museus, revistas, jornais, gibis, posters, caricaturas, além de cópias de cartas e documentos pessoais, como a escritura de emancipação, certidão de batismo, carteira de identidade, brevês, passaporte e atestado de óbito do aviador.
 
Os objetos em exposição foram coletados ao longo do projeto, por meio de um detalhado trabalho de pesquisa, que incluiu a consulta aos originais das primeiras edições dos livros; pesquisa de mais de 2.000 fotos de época nos acervos dos principais museus aeroespaciais e históricos do Brasil e França; além de visitas da equipe do projeto e registro fotográfico das cidades que preservam a memória do inventor ou tiveram relação com seu cotidiano, como Santos-Dumont (MG), Rio das Flores (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), São Paulo (SP), Guarujá (SP), Dumont (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), São Carlos (SP) e Foz do Iguaçu (PR), Paris (França) e Alverca (Portugal).
 
As principais invenções de Santos-Dumont serão apresentadas em quatro maquetes: balão Brasil, dirigível N°6 e os aviões 14-Bis e Demoiselle. O 14-Bis também é a inspiração para a criação de um modelo em escala 1:4 transformado numa ilha multimídia, com um sistema interativo de projeção dos livros em grande formato e nove monitores de LCD, nos quais o visitante, navegando com o auxílio de controles remoto e fones de ouvido, poderá conhecer aspectos da vida do aviador, visitar virtualmente os principais locais ligados ao cotidiano do inventor (no Brasil, França e Portugal), ver centenas de fotos, cartas e documentos raros, conhecer a bibliografia disponível e assistir filmes de época que retratam Alberto Santos-Dumont e seus inventos.

Todo o conteúdo multimídia do projeto cultural e a versão digitalizada dos livros também estão disponíveis em www.santosdumontdepropriopunho.com.br.

O projeto integra o Programa Nacional de Apoio à Cultura do MinC (Lei Rouanet) e tem o patrocínio exclusivo da 3M. A exposição “Santos-Dumont, de próprio punho” estará aberta ao público até 10 de julho no Espaço Cultural Mário Covas, localizado na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos. A visita é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a Taller também fez a doação de 100 volumes, que estão disponíveis à comunidade em todas as bibliotecas públicas de São José dos Campos e no CTA-ITA.

10/06/2009

.

Texto em Word: Imagem em Alta:  Imagem em Baixa: Mais Imagens: