Freudenberg-NOK apresenta a tecnologia ESS, o retentor do futuro

 

Desde que produziu o seu primeiro retentor, há quase 80 anos, a Freudenberg-NOK – o maior fabricante de retentores e vedações do mundo – aposta na inovação como o melhor caminho para se atingir a liderança do mercado e a satisfação dos clientes.

Líder nacional em retentores, a empresa acaba de trazer para o Brasil o seu último lançamento: o Freudenberg ESS – Energy Saving Seal. Considerado o “retentor do futuro”, o novo produto é o resultado de anos de pesquisa em novas formas e materiais.

O grande trunfo da tecnologia ESS é conciliar dois pontos opostos no projeto de retentores: a alta capacidade de vedação com um mínimo atrito no eixo vedado.

Para garantir uma vedação perfeita e dispensar o uso de molas (comuns nos retentores tradicionais de virabrequim), o retentor ESS utiliza um exclusivo composto de borracha, muito mais flexível e resistente. Aliado ao novo design dos lábios de vedação, proporciona um ótimo contato com o eixo e o menor atrito possível.

Menor Atrito e Maior Durabilidade

Quando aplicado na vedação do virabrequim, por exemplo, o ESS consome apenas 20% da potência gasta por um retentor tradicional. Mesmo quando comparado aos retentores PTFE, de baixo atrito, o novo produto consome menos de 1/3 da potência.

Além de extrair menos potência, outra vantagem de gerar baixo atrito com o eixo vedado é que o retentor ESS esquenta menos. Trabalhando em temperaturas mais baixas, a borracha mantém a sua flexibilidade, apresenta um desgaste menor e não queima o óleo lubrificante.

Redução no Consumo e Emissões

O Centro de Desenvolvimento e Inovação da Freudenberg-NOK também realizou vários testes para comprovar, na prática, a economia que o ESS é capaz de gerar. Com sua aplicação no virabrequim, um carro pode economizar mais de 12 litros de gasolina por ano.

A tecnologia também traz ganhos ao meio ambiente. Ao consumir menos, o veículo polui menos. A cada ano, um motor equipado com o ESS deixará de emitir, em média, 30 kg de CO2. Se pensarmos numa frota de 2 milhões de carros novos (aproximadamente o número de automóveis licenciados no Brasil em 2007), serão 60.000 toneladas a menos no ar.

Novidades no Congresso SAE 2008

Além do retentor ESS, a Freudenberg-NOK estará apresentando uma série de produtos inovadores no Congresso SAE Brasil 2008, como os retentores com sensor magnético e a nova linha de juntas para motores e transmissões, que passará a ser produzida no Brasil.

O evento será realizado no Expo Center Norte (São Paulo/SP) entre os dias 7 e 9 de outubro, das 12 às 20h30. O estande da empresa estará localizado na esquina 2/E, número 18.

A Fábrica de Inovações

Para criar, de forma contínua, produtos capazes de revolucionar o mercado, a Freudenberg-NOK conta com mais de 200 especialistas em inovação. Reunidos na divisão Freudenberg Research Services, possuem centros de pesquisa na América do Norte, Europa e Japão.

A Freudenberg-NOK

A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.

Especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK é parte da Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação. Conta com mais de 20 mil colaboradores e, em 2008, obteve um faturamento global acima dos € 2,8 bilhões.

No Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui sua unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.

Sobre o Grupo Freudenberg

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtragem, entre outros. Emprega mais de 33 mil pessoas em 53 países, com um faturamento anual acima de € 5 bilhões.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não-Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e Vibracoustic.

02/10/2008

.

 Texto em Word: Imagem em Alta:  Imagem em Baixa: Mais Imagens: 
       
Palavras-chave: ,