Edição 65 - Taller Comunicação

Edição 65

BEM-VINDO AO ZNEWS!

CONVERSA DE BALCÃO

Damasceno Representações

O ZNews abre espaço para os profissionais da reposição deixarem as suas impressões sobre o mercado automotivo. Nesta edição, conversamos com o representante comercial Jorge Luiz Damasceno, proprietário da Damasceno Representações, empresa com mais de 20 anos de atuação nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

ZNews – Quais são as linhas de produtos representadas e os itens de maior venda?

Jorge – Trabalhamos com peças para veículos leves, pesados e agrícolas. A oferta é bem diversificada, com componentes para motor, suspensão e freios, além de filtros, parte elétrica e acessórios. Os filtros para veículos pesados, principalmente de combustível, representam uma grande parte do nosso faturamento.

ZNews – Como foram os negócios no primeiro semestre?

Jorge – Comparado a 2011, nosso trabalho ficou mais difícil. O mercado está muito oscilante, alternando meses bons e outros fracos. Ano passado foi melhor, com mais otimismo e crescimento.

ZNews – A implantação da inspeção veicular nos estados poderá ajudar?

Jorge – Por aqui, o tema da inspeção ainda não gerou grandes movimentações ou expectativas. O que está deixando os comerciantes mais animados é a exigência da certificação do Inmetro para as autopeças. Como é um processo rigoroso e caro, vai eliminar muitos aventureiros, que vendem produtos importados sem qualidade e garantia. A recente alta do dólar também poderá colaborar bastante.

ZNews – Qual é o “segredo” para se construir uma trajetória de 20 anos no mercado?

Jorge – Eu acredito muito na seriedade e na persistência. Nosso lema é estar sempre presente, nunca abandonar os clientes e investir muito nas ações de pré e pós-venda. Já passamos por vários períodos de crise no país e nunca deixamos de viajar, independente de fechar ou não algum negócio. Foi assim que construímos uma relação de proximidade e confiança com os nossos clientes e as empresas representadas. A maioria trabalha conosco há vários anos e, alguns, desde o começo. 

ZNews – O mercado de autopeças do centro-oeste é diferente dos demais estados?

Jorge – Em relação aos grandes centros econômicos do país, é bem diferente. A distribuição de autopeças é “misturada”, quase não existe aquela hierarquia do distribuidor, varejo e oficina. Nosso maior cliente de Mato Grosso, por exemplo, é um grupo que possui mais de 20 lojas espalhadas pelo estado. Aqui, a força do mercado de autopeças está com esses varejos.

ZNews – Quais são as expectativas de negócios para 2012?

Jorge – Apesar das dificuldades do primeiro semestre, estamos positivos.  O governo está tomando várias medidas para estimular o consumo e manter o câmbio em níveis adequados, o que deve melhorar os negócios daqui em diante. Nossa meta é superar as vendas de 2011 em 10 a 15%. Estamos trabalhando para isso.

.

INDICADORES DO MERCADO AUTOMOTIVO NACIONAL – JUNHO DE 2012

Vendas

Automóveis: 274.658 unidades (+30,95% em relação a 05/2012)
Comerciais Leves: 66.048 unidades (+2,19% em relação a 05/2012)
Caminhões: 10.689 unidades (-0,95% em relação a 05/2012)
Ônibus: 1.806 unidades (-21,85% em relação a 05/2012)
Motocicletas: 123.966 unidades (-17,29% em relação a 05/2012
)

Fontes: Fenabrave. 

.  

GIRO DE NOTÍCIAS

Preço do carro desaba e vendas disparam

Desde a crise de 2008 que o “preço de verdade” do carro zero, isto é, o valor realmente praticado no mercado, não tinha uma queda tão grande num período tão curto. De acordo com o estudo realizado pela agência AutoInforme e Molicar, em apenas um mês os preços caíram 2,6%, amparados pela redução do IPI. O reflexo direto foi uma venda recorde de automóveis em junho, com alta de 30,95% em relação a maio e 23,67% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Clique aqui e saiba mais sobre as reduções no jornal Reparação Automotiva.

.

Governo anuncia grande programa de compras

O governo federal anunciou um novo pacote para tentar estimular a economia do país, o PAC Equipamentos. O plano prevê que o governo fará compras no valor de R$ 8,4 bilhões, dando preferência para empresas nacionais. Entre outros itens, serão adquiridos veículos blindados, ambulâncias, caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas, motocicletas e retroescavadeiras. Também foi anunciada uma nova linha de crédito do BNDES para a aquisição de equipamentos pelos estados e municípios.

Clique aqui e saiba mais sobre a medida no portal G1.

.

Argentina e Brasil resolvem diferenças comerciais

A Argentina e o Brasil fizeram um acordo para amenizar as travas que afetam o comércio bilateral, tendo uma atenção especial a uma nova estratégia para a indústria automobilística, informaram algumas fontes à agência espanhola EFE. O acordo para impulsionar o comércio bilateral acontece depois das críticas feitas por empresários de ambos os países contra o que consideram políticas protecionistas adotadas em Buenos Aires e Brasília, que se traduziram em uma queda do intercâmbio e emprego.

Clique aqui e leia a notícia completa no portal AutoInforme.

.

GM demite funcionários em São José dos Campos

A General Motors está fechando postos de trabalho em sua fábrica de São José dos Campos. De acordo com a montadora, 186 trabalhadores aderiram à primeira fase do programa de demissão voluntária. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, porém, as demissões podem chegar a 2,5 mil funcionários. De acordo com a empresa, os cortes na unidade se devem ao fato de que parte da produção está sendo realocada, principalmente para São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC).

Clique aqui e acompanhe a situação no portal Webtranspo.

.

CNI promove campanha para reativar o setor industrial

Depois de um ciclo de estagnação, com crescimento de apenas 0,1% no ano passado, a produção industrial brasileira iniciou 2012 em retração, com queda contínua das vendas internas e externas, com reflexos na baixa geração de emprego e renda do setor. Diante do problema, a Confederação Nacional da Indústria resolveu fazer uma campanha de esclarecimento da população sobre os gargalos que dificultam a reativação industrial do país. A intenção é chamar a atenção para os problemas que há décadas asfixiam o setor.

Clique aqui e saiba mais sobre a questão no Jornal do Brasil.

.

Continental divulga pesquisa sobre mobilidade urbana

A fabricante de componentes automotivos Continental divulgou dados inéditos de um estudo mundial que realizou sobre a mobilidade urbana. A pesquisa envolveu cerca de 1.000 motoristas da Alemanha, Estados Unidos, França e China, além de 500 adultos em 10 cidades do mundo (São Paulo, Berlim, Hamburgo, Paris, Moscou, Delhi, Los Angeles, Cingapura, Pequim e Bangkok). A meta foi traçar um panorama do cenário atual e as perspectivas para o futuro das grandes metrópoles.

Clique aqui e confira os principais dados apurados pela empresa.

.

Estudo avalia o desempenho das retíficas de motores

O Sindicato das Empresas de Retífica de Motores de São Paulo e a Associação Paulista de Retífica de Motores divulgaram os resultados de uma pesquisa sobre o desempenho do setor. A avaliação contou com a participação de empresários da capital e outros 20 municípios do interior paulista. Foram abordados temas como a evolução do faturamento, aquisição de maquinários, contratação de funcionários, custo das peças, aplicação de componentes importados, entre outros pontos relevantes.

Clique aqui e veja as principais conclusões no site da APAREM.

.

CURSOS E EVENTOS

Sindirepa-SP promove palestras gratuitas para reparadores

Ao longo do mês de julho, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo promoverá uma série de palestras técnicas gratuitas, com a participação de fabricantes de autopeças e equipamentos. Estão programados 15 treinamentos, na capital e interior, abordando desde a aplicação correta de componentes até o uso de ferramentas e os aspectos gerenciais das oficinas.

Clique aqui para conferir o calendário e os temas oferecidos.

Palavras-chave: