Cuidados nas Férias - Taller Comunicação

Cuidados nas Férias

 

Com o final do ano e as férias escolares, chega a hora de colocar o carro na estrada para aquelas sonhadas férias. Se o veículo estiver equipado com câmbio automático, nem os congestionamentos serão capazes de tirar o prazer da viagem.

Mas a APTTA Brasil, líder nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pelos motoristas antes e durante as férias.  

Na Reta em Drive

A primeira dica pode parecer simples, mas chega a ser esquecida ou mesmo desconhecida por algumas pessoas. Sempre que o carro estiver no plano, em velocidade de cruzeiro, o câmbio automático deve permanecer em “D” (Drive), inclusive nas ultrapassagens.

Subindo sem Esforço

Antes de arrancar com o veículo em subidas, o ideal é colocar a alavanca em “1” ou “L” (Low). Nesta posição, a transmissão suporta um esforço maior, pois está com a sua pressão interna elevada, impedindo que os elementos internos patinem.

Se o sistema for “Tiptronic” ou similar, será preciso dar um toque para trás na alavanca de marchas, no sentido da redução, ao levá-la para o trilho de trocas manuais. Dessa forma, a transmissão entrará em “L” automaticamente.

Na Descida da Serra

A posição “1” ou “L” também deve ser utilizada em descidas muito íngremes ou serras, pois ativa automaticamente o freio motor. Com esse cuidado, o motorista poupa o sistema de freios do veículo.

Se a descida for longa e moderada, como é comum algumas vezes, vale o mesmo cuidado. É prudente ir reduzindo (por exemplo: de “D” para “4”, “3”, “2” ou mesmo para “1”) até que se perceba que a transmissão automática está auxiliando na frenagem.

Sem Medo de Atolar

Antes de trafegar por terrenos escorregadios (barro, areia, grama ou pedra) é preciso posicionar a alavanca do câmbio, com o veículo ainda parado, em “2” ou “I” (alguns modelos contam com uma tecla própria: “Winter” ou “Snow”). Essa posição reduz o torque aplicado nas rodas e evita que o veículo atole devido ao giro excessivo.

Cuidados Antes da Viagem

Com alguns pequenos cuidados e a manutenção preventiva em dia, o câmbio automático dificilmente deixa os motoristas pelo caminho. Então, antes de pegar a estrada, esteja sempre alerta:

- para manchas de fluido avermelhado no piso da garagem (podem indicar vazamentos);

- no nível do fluido, que precisa ser verificado periodicamente e mantido sempre dentro das marcas. Nem acima, nem abaixo;

- ao completar o nível, é preciso utilizar apenas o fluido indicado no manual do veículo ou transmissão;
 
- ao notar barulhos estranhos ou trancos nas trocas de marchas, procure imediatamente um profissional especializado.

Além de garantir a tranquilidade das férias, a inspeção constante da transmissão automática é fundamental para ampliar a durabilidade do sistema e tornar a manutenção muito mais barata. Na maioria das vezes, grandes quebras são causadas por pequenos problemas.

APTTA Brasil
 
Referência nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas, a APTTA Brasil – Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática realiza cursos em sua sede (na cidade de São Caetano do Sul/SP) e também em outros estados e países, em parceria com escolas, empresas e sindicatos.

Oferece aos reparadores uma biblioteca técnica composta por mais de 80 manuais, com informações sobre o funcionamento, montagem, desmontagem, especificações e operação dos principais modelos de câmbios. Os treinamentos podem ser agendados pelo telefone (11) 2311-1928 ou e-mail: contato@apttabrasil.com.

29/11/2011

 

 Texto em Word: Imagem em Alta:  Imagem em Baixa: Mais Imagens: