Corteco Comemora

 

Ao final de um ano que tinha tudo para ser complicado, a Corteco – divisão de reposição da Freudenberg-NOK, o maior fabricante de retentores e vedações do mundo – tem muitos motivos para comemorar. A empresa manteve os investimentos, fortaleceu os laços com os clientes e agora está pronta para ampliar a sua liderança em 2010.

“Tivemos um ano surpreendente. Enquanto muitos apostavam na crise, nós seguimos investindo e tivemos um ótimo retorno. A Corteco não parou em momento algum com as suas ações no mercado de reposição e, em 2010, estaremos ainda mais presentes entre os distribuidores, varejistas e aplicadores”, destaca o gerente comercial Camilo Mendes.

Suporte Total ao Mercado

Em 2009, a Corteco ampliou o número de treinamentos em retentores, juntas, coxins, filtros de ar e vedações para direção hidráulica, além de promover o lançamento da nova linha TransTec® de kits de vedação para transmissões automáticas. Os vendedores de autopeças contaram com ações especiais, unindo técnicas de vendas, tecnologia de produtos e aspectos motivacionais.

A equipe de assistência técnica da Corteco também foi muito requisitada para fornecer desenhos de ferramentas para a troca de retentores e manuais técnicos sobre as linhas de produtos.

“Devido à eletrônica embarcada nos veículos, o conceito de montagem do retentor mudou. Os aplicadores precisam estar bem treinados sobre as novas tecnologias em vedação e temos o dever de capacitá-los para que utilizem corretamente os nossos produtos” avalia Renato Barbosa Vieira, coordenador de assistência técnica e qualidade da Corteco.

No próximo ano, as ações técnicas e promocionais serão ampliadas em todo o país. A partir de janeiro, os profissionais da reposição poderão agendar os treinamentos sobre os produtos Corteco com os promotores ou pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente: 0800-194-111.

Investimentos em Tecnologia e Qualidade

Outra novidade do ano foi o lançamento dos retentores Corteco em novas embalagens flow-pack, mais práticas, resistentes e invioláveis. A mudança veio acompanhada de novos expositores, criados para valorizar a exibição dos produtos nos distribuidores e varejistas.

A Corteco também ampliou a sua linha de retentores em teflon, a mais avançada tecnologia do mercado. “Esse produto é tão avançado que os concorrentes não conseguem copiá-lo, pois exige um alto investimento. Como a Freudenberg-NOK fornece para todas as montadoras, a Corteco é a única que tem essas peças na reposição”, garante Camilo Mendes.

O compromisso com a melhoria contínua nos processos, atendimento dos clientes e gestão de estoques, ainda garantiram à Corteco, em 2009, a sétima certificação pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Cada Vez Mais Completa

Ao longo do ano, a Corteco lançou dezenas de retentores e vedações, tornando a sua linha cada vez mais completa. Foram novos produtos para motocicletas, carros e utilitários (nacionais e importados), além de caminhões, ônibus, motores e máquinas agrícolas.

“Em 2010, a Corteco vai aumentar ainda mais a cobertura de aplicações no mercado de reposição, acompanhando a chegada dos novos modelos. Nossa meta é ter as linhas mais completas em todos os segmentos”, planeja o coordenador de produtos Marco Antônio Martins.

Presença em Eventos

Os profissionais da reparação puderam conferir as últimas novidades da Corteco e fazer contato com as equipes de vendas, assistência técnica e marketing em diversos eventos realizados em 2009. A empresa marcou presença nas principais feiras do setor, como a Automec, Salão Duas Rodas e Autonor, além do Prêmio Loja em Destaque.

Promoções com Resultados

Outra grande conquista da Corteco foi o fortalecimento do seu conceito de promoção com resultados. A proposta é oferecer aos clientes ações promocionais e técnicas capazes de garantir ganhos diretos em vendas. A iniciativa atua em três linhas principais: o Projeto Frotas, o Projeto Varejo e as ações personalizadas com os distribuidores.

Ao longo do ano, o Projeto Frotas  superou a sua meta inicial, passando a atender mais de 100 grandes frotistas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Ceará. A iniciativa realiza o mapeamento das vedações dos veículos, onde comprar e como fazer a manutenção preventiva.

No Projeto Varejo, promotores e consultores técnicos trabalharam em conjunto com centenas de lojas de autopeças em todo o país, realizando análises de vendas, estudos de mercado, ações técnicas e promocionais. O objetivo é aumentar a satisfação dos clientes e a venda de vedações.

Para os distribuidores, a Corteco criou campanhas personalizadas de acordo com o segmento de atuação e programas de capacitação técnica e comercial para as equipes de vendas. Um dos parceiros atendidos e homenageados foi a CBA Diesel, que completou 18 anos em 2009.

“O diferencial da Corteco, tanto em produtos como em atendimento, é a busca contínua pela qualidade, o que também é uma marca registrada da nossa empresa. Como a Corteco é muito forte na reposição, tem uma excelente receptividade entre os clientes, criando ótimas oportunidades de negócios”, avalia Wagner Manoel Silva, gerente de marketing da CBA.

Corteco: Referência Mundial em Vedação

Fundada em 1996, a Corteco é o maior fornecedor de produtos de vedação e componentes de borracha para a reposição automotiva. Além do Brasil, está presente nos principais mercados mundiais – Europa, Estados Unidos e Ásia – com retentores, juntas, coxins, filtros e kits, produzidos com a alta tecnologia do grupo Freudenberg-NOK.   

A Freudenberg-NOK

A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.

Especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK é parte da Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação. Conta com mais de 20 mil colaboradores e, em 2008, obteve um faturamento global acima dos € 2,8 bilhões.

No Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui sua unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.

Sobre o Grupo Freudenberg

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtragem, entre outros. Emprega mais de 33 mil pessoas em 53 países, com um faturamento anual acima de € 5 bilhões.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não-Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e Vibracoustic.

15/12/2009

 

 Texto em Word: Imagem em Alta:  Imagem em Baixa: Mais Imagens: 
       
Palavras-chave: ,