Ações Sociais

Desde a sua criação, um dos maiores compromissos do projeto cultural “Santos-Dumont, de próprio punho” é tornar as obras do “Pai da Aviação” acessíveis ao maior número possível de brasileiros e gerar, com a receita da venda dos exemplares, renda para diversas entidades.

 

As reedições poderão ser encontradas em diversos espaços culturais no Brasil. As instituições que colaboraram com o projeto – Museu Paulista da USP (São Paulo/SP), Museu Histórico Alberto Santos-Dumont (Dumont/SP), Museu Aeroespacial da FAB (Rio de Janeiro/RJ) e Fundação Casa de Cabangu (Santos-Dumont/MG) – receberam a doação de 100 exemplares da coleção para a venda aos visitantes. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos/SP) também ganhou 100 exemplares, que foram repassados às bibliotecas públicas da cidade, inclusive ao CTA-ITA. Houve ainda o repasse de 600 exemplares das obras às bibliotecas públicas de todo o país (indicadas pelo Ministério da Cultura) e aos aeroclubes brasileiros.

 

Instituições culturais em Portugal e na França também receberam materiais do projeto, como o Museu do Ar de Portugal (em reconhecimento ao trabalho exemplar que realiza na divulgação da memória de Santos-Dumont) e os centros de documentação do Aéro-Club de France, Federation Francaise d’Aerostation, Musée de l’Air et de l´Espace (Le Borget) e Lycée Santos-Dumont, em Paris.

  

 

 

 

No decorrer do projeto “Santos-Dumont, de próprio punho”, ainda houve a promoção de melhorias em alguns espaços culturais. No Museu Histórico Alberto Santos-Dumont (Dumont/SP), os executores do projeto limparam, digitalizaram e catalogaram todas as imagens do acervo e fizeram a doação de um climatizador e desumidificador, para melhor conservar as fotografias. A Fundação Casa de Cabangu recebeu do coordenador do projeto a doação de uma foto raríssima de Santos-Dumont se divertindo no lago da fazenda.

 

 

 

Entidades que receberam os livros em doação:

- Ministério da Cultura

- Fundação Casa de Rui Barbosa

- Fundação Biblioteca Nacional

- Sistemas estaduais de bibliotecas públicas, nos 27 estados brasileiros

- Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo

- Museu Paulista da USP

- Museu Aeroespacial da FAB

- Museu Histórico de Dumont

- Museu Casa de Cabangu

- Museu Aeronáutico da Base Aérea de Santos

- Museu Asas de um Sonho

- Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos

- CTA-ITA

- Fundação Santos-Dumont

- Instituto Cultural Santos-Dumont

- Força Aérea Brasileira

- Grupamento Aéreo “João Negrão” – Polícia Militar de São Paulo

- Bibliotecas dos aeroclubes brasileiros

- Museu do Ar - Portugal 

- Biblioteca da Universidade da Beira Interior – Engenharia Aeronáutica – Portugal

- Musée de l´air et de l´espace (Le Borget) – França

- Aéro-Club de France

- Lycée Santos-Dumont – França

- Federation Francaise d’Aerostation – França

- Serviço Diplomático da França no Brasil