A Exposição

 

 

Após uma temporada inaugural em São José dos Campos (SP), no Espaço Mário Covas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o projeto “Santos-Dumont, de próprio punho” esteve na cidade de Dumont, no interior de São Paulo, trazendo as novas edições dos livros autobiográficos do inventor e uma exposição itinerante sobre o “Pai da Aviação”.

 

 

 

 

Nas duas oportunidades, os visitantes tiveram contato com fotos, vídeos, trechos de livros, maquetes dos balões, dirigíveis e aviões projetados por Alberto Santos-Dumont, além de exemplares das primeiras edições dos seus livros autobiográficos, biografias de autores brasileiros e estrangeiros, edições de obras de referência em outros idiomas, hinos em sua homenagem, objetos que o retratavam (como cédulas, moedas, postais, selos e colecionáveis), guias e souvenires de museus, jornais de época, revistas, gibis, posters e caricaturas, além de cópias de cartas e documentos pessoais, como a escritura de emancipação, certidão de batismo, carteira de identidade, brevês, passaporte e atestado de óbito do inventor. As montagens também contaram com peças do Instituto Cultural Santos-Dumont. 

 

 

 

 

Os objetos em exposição foram coletados ao longo do projeto, por meio de um detalhado trabalho de pesquisa que incluiu a aquisição de originais das primeiras edições dos livros; pesquisa de mais de 2.000 fotos de época nos acervos dos principais museus aeroespaciais e históricos do Brasil e França; além de visitas da equipe do projeto e registro fotográfico das cidades que preservam a memória do inventor ou tiveram relação com seu cotidiano, como Santos-Dumont (MG), Rio das Flores (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), São Paulo (SP), Guarujá (SP), Dumont (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), São Carlos (SP) e Foz do Iguaçu (PR), Paris (França) e Alverca (Portugal).

 

 

 

 

 

14-Bis Multimídia

 

 

 

 

O grande destaque da exposição era uma maquete do avião 14-Bis em forma de ilha multimídia. Com um sistema interativo de projeção dos livros em grande formato e nove monitores de LCD, oferecia aos visitantes a possibilidade de navegar (com o auxílio de controles e fones de ouvido) por aspectos da vida de Santos-Dumont, visitar virtualmente locais ligados à sua história (no Brasil, França e Portugal), ver centenas de fotos, cartas e documentos raros, conhecer a bibliografia disponível e assistir filmes de época que retratavam o inventor e suas criações.

 

 

 

 

Além dos objetos em exposição e das diversas atrações do 14-Bis multimídia, os visitantes também puderam tirar fotos de recordação ao lado de Santos-Dumont num quadro gigante.

   

 

 

 

 

As atrações da “Terra do Inventor”

 

 

 

 

Nascido em Palmira (MG), atual cidade de Santos-Dumont, o inventor brasileiro passou parte da infância e adolescência na Fazenda Arindeúva, que chegou a ser a maior plantação de café do mundo e deu origem à cidade de Dumont.  

 

 

 

Em seu livro “Dans L’Air – No Ar”, Alberto recordou que as suas primeiras “aulas de mecânica” foram na usina de beneficiamento, nos locomóveis e locomotivas da plantação. “Lá vivi os dias mais felizes da minha vida”, resumia o aviador. Parte dessa história pode ser recordada atualmente no Museu Histórico Alberto Santos-Dumont, instalado na antiga sede da fazenda.

 

 

 

 

Entre os destaques do acervo do Museu, está a escrivaninha que pertenceu ao inventor, uma das locomotivas a vapor Baldwin da antiga fazenda de café, o tronco de um pinheiro plantado por Alberto em 1891, a tela do pintor belga George Wambach retratando o contorno da Torre Eiffel com o dirigível n° 6, uma réplica do escrínio que preserva o coração do aviador no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro, além de outras esculturas e dezenas de fotos retratando momentos da vida de Santos-Dumont.

 

 

 

 

A visitação ao Museu Histórico Alberto Santos-Dumont é gratuita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. O espaço está localizado na Praça Josefina Negri, 21, no centro da cidade de Dumont. Para outras informações, clique aqui.